Abertura Esporádica (Es) 07/02/10


Na imagem, o RDS da rádio La Sorella FM de Faxinal do Soturno-RS, com o telefone da emissora aparecendo parcialmente.

É…e eu achando que a temporada tinha mesmo acabado. Mais uma abertura para o sul hoje, com ínício em FM às 15:22 local (17:22 UTC) e bem melhor que a de ontem. Os sinais vieram um pouco mais estáveis e mais intensos, possibilitando boas gravações das emissoras e pouca ou nenhuma dificuldade para se identificar a origem. Escutei Argentina, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, totalizando cinco identificações no período de pouco mais de 1 hora de abertura. Também recebí um email de um colega de Itaqui-RS, informando que do lado de lá, ouviu a minha região por aqui. Foi muito interessante receber esse reporte, é bom saber que há colegas por lá aproveitando essas maravilhosas aberturas. Mas, vamos ao que interessa. Abaixo as gravações e os detalhes das escutas de hoje:

88,5 LRH742 “Radio Austral Correntina” Monte Caseros, Corrientes, Argentina 17:54 UTC 1722 Km


88,7 “Cadena 3” San Francisco, Argentina 19:43 UTC 2080 Km*


89,1 “Band FM” Criciúma – SC 18:07 UTC 1343 Km


90,9 “La Sorella FM” Faxinal do Soturno – RS 17:38 UTC 1484 Km


92,5 “Transamérica Hits” Criciúma – SC 18:09 UTC 1343 Km


*Às 17:42 local (19:42 UTC), aconteceu um pequeno e último pico, que teve duração de cinco minutos e foi notado em 88,1. A única emissora identificada nele foi a Cadena 3, graças ao seu sempre presente sinal RDS.

6 Respostas to “Abertura Esporádica (Es) 07/02/10”

  1. valter josé rodrigues Says:

    Boa tarde amigo me chamo valter tb sou dexista de fm como vc , gostaria de saber qual equipamente e antena vc usa aí.
    meu rádio é um toca cd pionner e uma antena de fm amplimatic , mas não consigo sintonizar rádios de tão longas distancias como vc.
    o que vc faz tem algum segredo?
    Moro em avaré sp aqui tem uns 700 metros de altura do nivel do mar.
    Se vc puder expecificar o seu equipamento aí agradeço!!!
    desde já te parabenizo pelo exelente blog, gostaria tb que v posta-se foto do seu equitamente para nós temos uma noção do que comprar
    AGUARDO RESPOSTAS!!!!!!!

  2. Luiz Rodrigo/S.S.Pariaso-MG Says:

    Grande Gustavo, beleza cara?
    ow, seu site é show
    me tira uma duvida, q radio vc usa?
    tenho um degen 1103 q me deixou surpreso, pego emissoras em fm q nunca imaginei ouvir, pego radios d bh(380km) sp(230km) e varias outras, mas acho legal esse lance do rds
    um grande abraço brow

  3. Luiz Rodrigo/S.S.Pariaso-MG Says:

    eu ia me eskecendo, pego essas emissoras usando apenas a anteninha telescopica do de1103

    abx

    • Gustavo Maia Says:

      Olá Luiz, tudo bem?

      Obrigado pela sua visita e seu comentário.

      Meu receptor principal de fm é um tuner da Sony, modelo XDR-F1HD. Quanto ao Degen 1103, é um excelente receptor pra escuta portátil de FM, talvez o melhor nos dias de hoje, possui bastante sensibilidade e a seletividade não deixa a desejar. Essas suas escutas são possíveis por uma combinação de incremento troposférico (mais conhecido por tropo) do sinal e a geografia do terreno, algumas vezes a escuta por esse meio vai muito mais longe do que se imagina. Parabéns, e boas escutas pra você.

      Gustavo Maia

  4. Juan Carlos Says:

    Hola Gustavo, parabéns pelo site, vc pode me dizer onde eu consigo comprar esse receptor XDR-F1HD? se puder me manda um e-mail.
    obrigado

Deixe um comentário

