Lightning Scatter (LS)


Imagem : ELAT

Há tempos eu queria fazer alguma experiência com esse tipo de propagação, existe bem pouco material sobre isso na internet e há poucos relatos no mundo desse tipo de recepção. O LS é um tipo de propagação onde utilizamos os raios para escutar sinais distantes de VHF e UHF. A teoria por trás disso é que ao cair, o raio ioniza momentaneamente o caminho que percorreu, possibilitando assim que sinais de rádio sejam refletidos por frações de segundo. Fala-se em distâncias de até 800 Km por esse meio tão pouco conhecido pelos dexistas, e o ideal é que a descarga ocorra no meio do caminho entre a estação transmissora e a receptora. Hoje depois que uma enorme chuva passou por Goiânia, resolvi fazer uma experiência com isso utilizando como fonte de sinal a Rádio Nacional de Brasília em FM 96,1. Não é uma distância enorme, mas pra começo está de bom tamanho. Gravei 10 minutos desse experimento e gostei do que ouvi, os sinais chegam claramente junto com o ruído da estática provocado pelos raios, confirmando que esse meio realmente funciona e que mais estudo se faz necessário da minha parte para aproveitar isso de forma mais eficiente. A imagem acima é do mapa de raios em tempo real do ELAT no momento da escuta. Abaixo deixo a gravação.

96,1 16:07 UTC

Anúncios

2 Respostas to “Lightning Scatter (LS)”

  1. Olá Gustavo,
    Muito interessante a sua experiência, eu tive pensando se você editasse essa gravação juntando todos os pedaços digo os momentos em que o raio cai e vê como ficaria a gravação digo o audio todo junto, seria interessante não?faça isso e veja o que é que sai, ok.

    • Gustavo Maia Says:

      Olá Luiz.

      Obrigado pelo seu comentário. Acredito que não dê um bom reultado, pois se trata de trechos muito curtos e consideravelmente esparsos em tempo pra se formar algo juntando tudo. O sinal era proveniente de Brasília, mais precisamente da Rádio Nacional FM em 96,1, que simultaneamente acompanhei via webstream na internet para comparação. A maior parte do tempo era de música, por isso não acredito que saia algo compreensível.

      Um abraço

      Gustavo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: