Escutas via Tropo 21/08/09


Imagem: REDEMET

Depois de longos meses sem escutas fora do usual via tropo e para a alegria deste que vos escreve, essa noite a situação mudou um pouco. Notei por volta das 22:00 hora de Brasília, que houve alguma melhora nos sinais de Uberlândia e logo fui atrás de algumas outras possíveis emissoras por mais uns 15 minutos. Não demorou e logo chegou um email na lista VHF-DX de um radioamador aqui de Goiânia, o PP2RON, informando que estava conseguindo acionar uma repetidora na banda de 2 metros (146.690) que fica em Votuporanga/SP. Imediatamente fui para 92,1 onde constatei que a Clube 92 FM de Votuporanga estava chegando e alguns minutos depois fui até 96,5 verificar outra emissora de lá, a UNIFEV FM que chegava ainda mais forte que a 92. Mais alguns minutos de procura e ouço a Cultura FM 90,5 de Fernandópolis/SP e também as duas potências de Ribeirão Preto/SP, Difusora FM 91,3 e Clube FM 100,5. Cheguei a monitorar mais algumas emissoras mas não conseguí obter nenhuma identificação de cidade ou região, infelizmente. Mas e a causa disso tudo? A resposta está na imagem acima. Uma frente fria “bagunçou” a região causando mudanças na pressão atmosférica e nas temperaturas, criando melhoras nas condições troposféricas para a propagação de ondas de rádio em VHF e UHF. As distâncias aproximadas são de 515 Km para Ribeirão Preto, 418 para Votuporanga e 407 para Fernandópolis.

Atualização: Na madrugada que se seguiu, mesmo já com a tropo menos intensa que no fim da noite anterior foi possível fazer uma última escuta. A 96,5 Hertz 2 FM de Franca/SP, que chegou sem muito sinal e abaixo de um ruido elétrico um pouco intenso que tenho nessa época do ano. Abaixo deixo uma pequena e precária gravação do ID da emissora bem como a hora certa:


A distância é de 466 Km para essa escuta.

Anúncios

Uma resposta to “Escutas via Tropo 21/08/09”

  1. Francisco Sergio Says:

    Sou radioamador e radioescuta, sou carioca residindo em Teresina – PI, adoro corujar e escutar DX, principalmente de AM e FM. Aqui tem um problema muito grande em FM, pois possui muitas radios piratas e fica dificil as vezes as escutas. Meus equipo. por aqui sao, um FT-817(HF,VHF e UHF), um Degen DE1103, um DE15, tenho uma vertical para HF de 7 Mhz a 30 Mhz, uma vertical para 6m,2m e uhf e uma dipolo para FM,TV e um amplificadro Archer para TV,FM e UHF, ontem estava corujando em 96 FM, uma radio pirata aqui do lado em Timon-MA, quando liguei o amplificador entrou outra radio, nao consegui identificar que radio era, mas ela suplantou totalmente a raio pirata, e estava usando a antena dipolo cristal. Gostaria muito de manter contato com vc. , para podermos trocar figurinha…
    Um forte 73
    Francisco – PS8FSM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: