89 FM de São Paulo via Ms?

Hoje pela manhã na minha constante busca por emissoras via Meteor Scatter, apareceu um ping de uma emissora que eu acredito ser a 89 FM de São Paulo. O trecho de audio recebido não é grande e não contém muita informação, porém, um sonoro “89!” pode ser ouvido no meio da vinheta. Peço e agradeço desde já, que alguém que conheça bem a programação da emissora possa me ajudar na confirmação dessa escuta. A gravação segue abaixo:

89,1 09:29 UTC 13/05/09


Atualização: A escuta foi confirmada pelo meu amigo Ivan Dias de Sorocaba/SP e se trata mesmo da 89 FM de São Paulo/SP. Obrigado Ivan!

Anúncios

7 Respostas to “89 FM de São Paulo via Ms?”

  1. Gustavo,

    É a 89 de São Paulo mesmo. Parabéns!

  2. Gustavo,

    Complementando: o anúncio que você ouviu foi da promoção em que a emissora sorteará vários óculos do vocalista do U2.

  3. fmtvdx Says:

    Muito obrigado Ivan. Essa ja é a terceira emissora identificada via Ms e a sexta no geral em 89,1!

    73!

  4. FMDX,

    Voce está captando tasi emissoras no Mato Grosso do Sul? Como consegue, ja que o sinal de FM não é refletido pela ionosfera como o OC e nem envolve obstaculos como o AM? O sinal de FM em geral atravessa a ionosfera e vai embora pelo universo, certo? Como consegue captar emissoras de FM com mais de 1000km de distancia?
    Att,

    Leonardo Ivo

    • fmtvdx Says:

      Oi Leonardo,

      Obrigado pelo seu contato. Os sinais de FM (VHF) normalmente atravsessam a ionosfera indo embora pro espaço, mas existe a formação de nuvens de grande ionização na camada E da ionosfera em derterminados momentos de forma aleatória e com maior ocorrencia no período do verão. Essas nuvens podem refletir sinais de VHF como se fossem sinais de ondas curtas á frequencias que conforme densidade da nuvem podem chegar a mais de 200 Mhz, fazendo eles chegarem a distâncias de mais de 2300 km quando acontece um unico salto do sinal. Esse fenomeno é chamado “E-esporádica” ou “Es” e por meio dele aqui em Goiânia já escutei emissoras de 16 estados do país, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Para entender melhor o fenomeno sugiro a leitura desse link: http://en.wikipedia.org/wiki/TV/FM_DX .

      Mais uma vez obrigado pelo contato.

      Gustavo
      Goiânia/GO

      • Leonardo Ivo Says:

        Sensacional! então você com certesa ja deve ter ouvido a Melodia 97,3 ou mesmo Paradiso 95,7 ai em seu estado. Assim como a Nativa então 96,5, pois esta emissora está no lugar da Antena 1 103,7 e com certesa ouvirá Super Radio Tupi 96,5, que acredito eu, você ja deva ouvir caso o sinal chegeu ai a noite em am 1280, certo? E no caso da Tupi, quando ela assumiu essa frequencia(96,5), ela dobrou a potencia e intensidade do sinal, será que há possibilidade de ouvi-la ai no verão do ano que vem, assim como as outras que citei? Moro no Rio de Janeiro, Rj e essas emissoras são todas da capital e com antenas no morro do Sumaré, na floresta da Tijuca, com excessão da Melodia que é na serra de Petropolis e tem um dos melhores sistemas irradiantes do pais. Voce ja conseguiu capta-la ai no Ms? Obrigado por me retornar.

        Um Abraço,

        Leonardo Ivo

  5. fmtvdx Says:

    Oi Leonardo,

    Primeiramente deixe-me esclarecer um equívoco. Estou localizado em Goiânia/GO e não no MS como você citou. Acredito que você esteja fazendo confusão devido a sigla “Ms” que cito nesse post o qual comentamos. Essa sigla não se refere ao estado do MS mas sim a um modo de recepção de sinais de FM chamado em inglês de “Meteor scatter” (reflexão meteórica), nome esse do qual se origina a sigla “Ms” e que é um modo de escuta onde utilizamos os meteoros que caem na nossa atmosfera gerando trilhas de gás ionizado na sua queda, trilhas essas que refletem sinais de rádio com grande intensidade mas pequena duração e que as vezes nos permitem com uma certa sorte identificar a emissora como aconteceu nesse post da 89FM de SP. Quanto ao seu questionamento sobre as emissoras do RJ, ainda não recebí emissoras de lá por nenhum modo seja em FM, mas isso pode acontecer certamente qualquer dia e quando ocorrer você poderá ver no blog o registro completo e detalhado de tal recepção.

    Agradeço o seu comentário e boas escutas pelo RJ!

    Gustavo Maia
    Goiânia/GO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: