Difusora FM 91,3 de Ribeirão Preto/SP via As

Mais uma vez escutando a Difusora de Ribeirão! Mas agora por um meio de propagação diferente e pouco explorado pela maioria dos dexistas, trata-se do Aircraft Scatter ou “As”. Como o próprio nome diz, a recepção de sinais dessa forma é conseguida pela reflexão em aviões, geralmente voando em rota já nivelados e com boa altura cruzando o caminho do sinal entre transmissor e receptor. Uma característica marcante desse tipo de recepção é a oscilação rápida do sinal, iniciando com um aumento gradual passando por um momento de plena estabilidade até a fase em que ele começa a decrescer oscilando novamente de forma rápida até desaparecer por completo. Tudo isso dura uns poucos minutos podendo variar com o angulo de entrada do avião no caminho entre o receptor e o transmissor. Abaixo deixo o log e a gravação realizada dessa escuta, clique no botão play > para iniciar.

91,3 19/04 0630 B Difusora FM, Ribeirão Preto – SP, advs UCI Cinemas (GBM)

Anúncios

3 Respostas to “Difusora FM 91,3 de Ribeirão Preto/SP via As”

  1. reopaiva Says:

    Gustavo, moro em Goiania também e vejo seus impressionantess logs há tempo. Gostaria de saber se somente com o Degen1103 vc também conseguiria estes mesmos logs, ou seja, sem usar o Sony HD. E que região de Goiania vc mora? Eu to no Setor Aeroporto.
    Abs

    • fmtvdx Says:

      Olá,

      O Degen 1103 é certamente um bom radio em FM para operação portátil, mas existem problemas em usar ele como radio pra DX em Goiânia, estamos com o dial um pouco sobrecarregado na nossa cidade muitas emissoras com grande potencia e algumas vezes fora do limite legal de largura audio, tudo isso demanda um radio bastante seletivo e resistente a intermodulações e imagens. Outro ponto a salientar é que sem uma antena externa os sinais mais fracos na maioria das vezes nao serão recebidos, em FM ter antena é algo bastante importante, recomendo a você aqui na cidade utilizar algum tuner componente digital de preferencia com filtros de audio modificados para maior seletividade, assim um canal forte não inutiliza vários outros ao redor como acontecem em radios comuns, e recomendo tambem uma antena externa de no mínimo 3 elementos, ela te permite escutar ate 3 estações numa mesma frequencia somente alterando-se a direção . O meu Degen fica mesmo para utilização fora da cidade onde não existem emissoras locais para deixar ele com a recepção prejudicada. Eu moro no Setor Sudoeste em Goiânia, obrigado pelo seu comentário e qualquer dúvida estou à disposição.

      Gustavo Maia

  2. benedito lima Says:

    por falar em emissoras distantes,,,, em 1986 mais ou menos eu consegui sintonizar a uma fm do uruguai [ CARDINALE FM] com um toca fitas de carro totalmente sucateado , da marca [ SPEED KING] que encontrei no fundo de um caminhao que compra ferro velho guardo a sucatinha ate hoje dentro de uma pequena caixa escrito em cima :[ cardinale fm]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: